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5 passos para desenvolver um planejamento estratégico para concessionárias
Fim de um ano e início de outro é sempre um bom momento para fazer uma análise sobre como os negócios foram ao longo dos meses que se passaram. Fazer um balanço dos resultados, traçar novos objetivos e alinhar as expectativas para o ano que chega é fundamental. E é por isso que o planejamento estratégico para concessionárias se faz tão necessário.
Para quem está em busca de entender a importância do planejamento estratégico para a sua empresa, além de entender como criar o seu próprio de acordo com a realidade da sua concessionária, esse post é o primeiro passo!
Continue a leitura e fique por dentro dos 5 passos que você deve seguir para montar a melhor estratégia para a sua concessionária.
Qual a importância do planejamento estratégico para concessionárias?
Toda empresa que deseja alcançar resultados melhores sabe da importância que o planejamento estratégico tem. E com as concessionárias e revendedoras não seria diferente. Com um planejamento bem definido e estruturado, fica muito mais fácil visualizar as metas, desenvolver o seu negócio, além de torná-lo mais competitivo no mercado.
Ele é responsável por dar norte para todas as principais ações da empresa, prepara a equipe de gestão para encarar os desafios internos e externos e desenha os caminhos para os resultados desejados.
Ao entender a importância desse planejamento, surge a dúvida: por onde começar? Para isso, abaixo você encontra os 5 passos para elaborar um plano estratégico para sua concessionária.
PASSO 01: Defina missão, visão e valores
Se a sua empresa ainda não tem missão, visão e valores definidos, é importante tomar esse como o seu primeiro passo. Alinhar as políticas do seu negócio antes de tomar qualquer atitude ou desenhar alguma meta, garante que o planejamento estratégico para concessionária seja mais eficiente.
Para definir cada um desses princípios, vale lembrar que:
- a missão é o motivo pelo qual sua empresa existe;
- a visão é o que você deseja conquistar para seu negócio no longo prazo;
- os valores são os princípios que você não abre mão.
PASSO 02: Determine metas e objetivos
Onde você quer chegar com a sua empresa? Já parou para refletir sobre essa pergunta? Pois é a partir dela que você conseguirá desenhar os objetivos para alcançar esse resultado.
Entretanto, é preciso ressaltar que essas metas e objetivos devem ser pensados com um olhar estratégico. Para isso, você deve traçar metas específicas, possíveis, relevantes, que permitam mensuração e tenham um tempo definido.
Por exemplo: de nada adianta colocar como meta “aumentar vendas”, porque é algo muito vago. Pense algo como “aumentar o faturamento em 30% em 4 anos”.
PASSO 03: Analise fatores internos e externos
Para ter um planejamento estratégico para concessionárias de sucesso, você precisa olhar para dentro e para fora de sua empresa. Você deve reconhecer os pontos fortes e os pontos fracos do seu negócio para, a partir daí, entender quais ferramentas tem para utilizar. Além disso, você consegue entender o que precisa ser melhorado, fazer alguns ajustes e conhecer aquilo que já tem pronto para ajudar nas suas estratégias.
Olhar para o ambiente externo é analisar o mercado, a concorrência, as tendências de consumo e diversos outros fatores que podem interferir no seu negócio. Com todas essas informações, você identifica as oportunidades e as ameaças que cada uma delas oferece.
PASSO 04: Estabeleça ações e táticas
No passo 2 você definiu suas metas e objetivos, certo? Agora é o momento de estruturar as ações que serão necessárias para atingir cada um deles. Por exemplo: a meta traçada foi “aumentar o faturamento em 30% em 4 anos”. Com isso, pense nas ações que podem ser essenciais para atingi-la:
- contratar e treinar os vendedores?
- encontrar novos fornecedores?
- fazer campanhas de marketing digital?
Com as ações definidas, é hora de estruturar quais táticas serão utilizadas para colocá-las em prática. Foco no resultado!
PASSO 05: Estruture e faça correções
Com metas estabelecidas, pesquisa de mercado realizada e plano de ações estruturado, chega o momento de estruturar a execução de todo o planejamento estratégico. Além disso, é necessário acompanhar os resultados.
Vale ressaltar que o planejamento não é algo engessado. Se perceber a necessidade de algum ajuste, não deixe de fazer. Só assim você pode chegar ao objetivo que deseja. Por isso é importante fazer análises ao longo da execução do plano, não apenas no final do prazo estabelecido.
Assim ficou fácil entender como criar o planejamento estratégico para concessionárias, certo? Quer ler mais sobre esse assunto?