Blog
Tendências para o mercado automotivo em 2022
Início do ano é sempre um momento perfeito de olhar para o ano que passou e analisar o que pode vir pela frente para definir as melhores estratégias e atingir os objetivos traçados. No cenário automotivo, 2021 seguiu como um período desafiador, com a insistente falta de insumos para a produção de carros, consequente baixa de estoques e aumento nos preços.
Por outro lado, as vendas seguiram em alta – principalmente no que diz respeito aos carros seminovos. Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), de janeiro a novembro do último ano, o mercado de seminovos e usados teve alta de 23,9% no acumulado do ano.
Agora, o que esperar dos próximos meses?
Reunimos cinco tendências apontadas para o mercado automotivo em 2021. Confira!
-
Vendas de carros online
Roupas, móveis e até comida: são inúmeros os ítens que já estamos habituados a comprar online. Uma das tendências para 2022 é que a compra no ambiente digital chegue também para o mercado automotivo, exigindo que empresas, vendedores e clientes se adaptem para transformar a experiência na melhor possível.
De acordo com dados do Google, 92% das pessoas que pretendem comprar carro pesquisam primeiro na internet. Além dessas, hoje já é possível identificar compradores que realizam o negócio de forma inteiramente online.
Especialistas defendem que este é um caminho sem volta. Espera-se que esta tendência cresça em 2022, trazendo com ela novidades para o setor automotivo, como aplicativos que permitam um “teste drive virtual” e plataformas que melhorem a experiência desse cliente.
-
Crescimento na venda de seminovos
Não é exagero dizer que, no mercado automotivo, 2021 foi o ano dos seminovos. Especialistas apontam que não será diferente nos próximos meses.
Segundo a previsão da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a tendência de aumento no dólar faz encarecer peças e consequentemente a produção dos automóveis no Brasil, sendo um dos principais motivos da previsão que aponta para um aumento no valor dos carros novos.
Com isso, a procura pelos modelos seminovos e usados deve continuar a aumentar durante 2022, sendo uma boa alternativa para quem quer trocar de carro.
-
Falta de insumos
O que apontam as previsões de tendências para o mercado automotivo em 2022 é que não será este ano que o mercado vai superar a falta de chips para produção de veículos.
É o que indicam dados da indústria, que mostram também que, de 2020 a 2022, a ampliação da produção nas fábricas foi de 6%, enquanto a demanda teve alta de 17%. A previsão é que a escassez de semicondutores dure até o início de 2023, e que, ao final de 2022, a espera por chips seja de até 20 semanas.
Os microchips são usados em carros, computadores, celulares e vários outros produtos, mas o setor mais afetado foi o automotivo. O cenário de escassez da produção nas montadoras fez aumentar a compra dos seminovos, valorizando os modelos disponíveis no mercado.
A persistente falta de insumos também está diretamente relacionada ao aumento na compra de carros sob demanda. Com a baixa de estoques, cresce as vendas de veículos com prazos variados para a entrega.
-
Aumento nos preços
Não dá para falar em aumento nos preços sem citar a própria falta de insumos como um dos motivos para que esse aumento acima da média tenha acontecido no último ano e deve ser mantido como tendência para 2022.
De acordo com a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a falta de chips para a produção de novos veículos causou a diminuição de pelo menos 300 mil novos automóveis zero quilômetro em 2021 no Brasil.
Com a escassez na oferta de semicondutores para a produção dos veículos, a oferta de carros não tem acompanhado a demanda – o que fez com que alguns modelos tivessem aumento de mais de 20% em seu valor de venda.
Alguns especialistas acreditam que até o final de 2022 é possível que o mercado comece a retomar à sua normalidade em relação à precificação dos carros zero quilômetro e os valores comecem a baixar. No entanto, para os primeiros meses do ano, a previsão é que os preços ainda sofram altas.
-
Busca por carros populares
O aumento nas taxas de juros, variação no dólar e consequente aumento no preço dos carros – mesmo motivo que tem levado ao aumento nas vendas de seminovos -, também são razões que apontam para o crescimento na busca por carros populares em 2022.
Para os que preferem os automóveis novos, encontram hoje um cenário com opções de entrada na faixa de R$ 50 mil. É importante lembrar que os carros populares também apresentaram grande percentual de alta nos preços nos últimos dois anos, o que fez subir a exigência dos consumidores.
Diferentemente de alguns anos atrás, hoje é raro encontrar carros de entrada que não contam com itens como ar condicionado e direção hidráulica, por exemplo.
Agora que você já conhece as principais tendências para o mercado automotivo para 2022, o que acha de conferir diversos outros conteúdos que vão ajudar o crescimento do seu negócio?
No blog da Union Solutions você encontra dicas sobre gestão, vendas e mercado automotivo como um todo. Confira!