Blog
Quais foram os 10 carros usados mais vendidos em 2021
Valorização acentuada, aumento expressivo nas vendas e boas perspectivas para manter o crescimento: o ano de 2021 para o mercado dos veículos seminovos conseguiu acelerar o bom resultado obtido em 2020, tendo sido a escolha de muitos brasileiros que trocaram de carro no último ano.
De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o mercado de automóveis usados bateu recorde de transações em 2021- foram 11.235.343 veículos seminovos vendidos em 2021, contra 9.454.324 no ano anterior.
No ranking dos usados queridinhos entre os brasileiros no último ano estão modelos que já apresentavam grande volume de vendas em anos anteriores, como o Gol, Palio e Uno.
Confira a lista dos 10 carros usados mais vendidos em 2021:
Cenário do mercado automotivo
Alguns dos modelos já fizeram história, estando por décadas nas listas de mais vendidos. Outros apresentam crescimento acentuado no volume de unidades comercializadas à medida que os carros populares ganharam espaço em 2021.
O aumento nas taxas de juros, variação no dólar e consequente aumento no preço dos carros – mesmo motivo que tem levado ao aumento nas vendas de seminovos como um todo -, são as principais razões que apontam para o crescimento na busca por veículos de preços mais baixos – o que promete seguir como uma tendência para o mercado automotivo em 2022.
Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), no ano passado, as vendas de carros de passeio e comerciais leves usados chegaram a 11.235.343 unidades, quase seis vezes mais que os 1.974.431 emplacamentos de 0 km registrados em 2021.
Para quem pretende trocar de carro nos próximos meses, especialistas indicam pesquisar ainda mais para encontrar boas oportunidades – tanto no que diz respeito ao valor de compra, como também em relação à avaliação do carro a ser vendido.
Um levantamento realizado pela consultoria automotiva Kelley Blue Book (KBB) aponta que os veículos seminovos de carros lançados nos últimos anos ficaram até 16% mais caros em comparação ao seu valor de lançamento, o que faz com que seja um bom momento para a revenda.
Por outro lado, segundo a previsão da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a tendência de aumento no dólar faz encarecer peças e consequentemente a produção dos automóveis no Brasil, sendo um dos principais motivos da previsão que aponta para um aumento no valor dos carros novos.
Dessa maneira é necessário avaliar todos os valores da troca, assim como a taxa de juros e contexto para entender se é uma boa oportunidade e momento. O mesmo vale para revendedores e lojas de carros, que precisam se atentar para garantir boas taxas de rentabilidade.
No caso das concessionárias e revendedoras, uma ótima opção é contar com uma gestão automatizada para a entrada de seminovos. Assim, é possível aumentar a rentabilidade da sua concessionária através da otimização da operação e administração eficiente da gestão do veículo.
Com a Gestão de Entrada de Seminovos da Union Solutions você decide o perfil do carro através de uma precificação mais assertiva e benéfica para a empresa e o cliente final, aumentando a margem e faturamento.