Blog
Leilão online: como funciona?
Comprar um carro ou uma casa com valores abaixo do mercado tem sido o sonho de muitos brasileiros nos últimos meses. Nesses casos, os leilões podem ser boas opções para aproveitar os preços atrativos praticados neste tipo de negociação. Acompanhando as tendências de crescimento do comércio eletrônico, as versões digitais dos leilões chegam para trazer ainda mais comodidade para os compradores.
Imóveis, carros, equipamentos eletrônicos são alguns exemplos comuns de produtos possíveis de serem comprados através de leilões onlines. No caso da venda de veículos, por exemplo, em alguns casos é possível comprar um automóvel por até metade do preço de mercado.
No entanto, entender exatamente como a dinâmica acontece e os cuidados a serem tomados é essencial para não fechar um mau negócio.
Reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre o funcionamento, além dos cuidados a serem tomados nas compras por leilão. Confira!
Leilão online é confiável?
De forma geral, o leilão é um mecanismo de venda pública que permite participação de um grande número de interessados na compra de um bem. Sua versão online funciona de maneira muito semelhante, seguindo os protocolos exigidos na modalidade de compra e venda.
No leilão online – também conhecido como leilão eletrônico -, a empresa organizadora homologada divulga em seu site as informações básicas do evento, como data e horário, além dos itens a serem leiloados. São estipulados valores mínimos para a venda de cada produto ou lote de itens oferecidos em negociação. Durante o leilão, quem oferece o melhor lance é quem pode arrematar o bem que estiver sendo negociado.
Portanto, antes mesmo do leilão eletrônico acontecer, é possível saber o que será vendido e seus lances mínimos para que os possíveis participantes do evento avaliem seus interesses.
Ainda antes do leilão, as empresas organizadoras costumam solicitar um cadastro por parte do participante. Em alguns casos, apenas pessoas jurídicas são autorizadas a participarem, enquanto em outros leilões, apenas as pessoas físicas podem dar lances para arrematar os produtos. Todas as informações a respeito das regras de cada leilão constam no edital do evento.
Outra prática possível anterior ao início do evento, diferentemente das versões presenciais, é o agendamento de lance. Ele anula automaticamente o valor mínimo do bem e passa a ser o lance inicial quando o leilão começar.
Ao realizar uma compra no leilão online, o comprador deve enviar o seu comprovante de acordo com o procedimento exigido em edital para que se tenha a liberação da nota fiscal e do bem arrematado.
Além das versões online e físicas de um leilão, ainda é possível realizar o evento de compra e venda de maneira híbrida. Ou seja, o leilão é feito em um local físico específico, com participantes presentes, e transmitido digitalmente. Os lances podem ser dados tanto por quem estiver fisicamente, como por aqueles que estiverem acompanhando de maneira remota.
Cuidados ao comprar carro de leilão
- O primeiro passo é sempre conferir o edital do leilão, mesmo para os participantes já experientes nessa modalidade de compra. Isso porque, cada organizador pode definir regras de participação específicas – que podem fazer a diferença no momento de fechar o negócio.
- Ao avaliar o editar, é fundamental observar também as informações em relação aos custos adicionais à compra. A depender da localização do produto, por exemplo, os custos de desmontagem, remoção e transporte podem ser de responsabilidade do comprador e devem ser considerados.
- Em alguns casos também é preciso pagar pelo imposto relativo à negociação e custos de débitos de IPVA – no caso da compra e venda de veículos.
- Já durante o leilão, cuidado com lances sem pensar já que não é possível cancelar um lance. Caso o produto seja arrematado, o valor pode, inclusive, ser cobrado judicialmente se não for pago.
- Em relação à compra de veículos em leilões onlines, alguns motivos que levam os automóveis a passar por este tipo de negociação podem dificultar a revenda posterior ou o fechamento de seguros. Por isso, é fundamental, antes de fechar negócio, ter em mãos todas as informações do histórico veicular para evitar surpresas desagradáveis – como sinistros ou acidentes que resultaram em perda total do automóvel.
Na Union Solutions é possível contar com uma base de dados confiável para consultar o histórico do carro em segundos, através da placa do veículo. Das informações mais habituais até as mais completas, tudo o que você precisa para uma compra mais segura.