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Marketing automotivo: o que você precisa saber!
Por muito tempo e ainda presente em algumas empresas, os setores de marketing e vendas eram entendidos como organizações distintas, com objetivos diferentes. Hoje, já entende-se que todos estão empenhando suas melhores habilidades com um só foco: as vendas.
A mudança de mentalidade ganhou como nome o “Vendarketing” e se estabelece cada vez mais como prioridade para as empresas que compreenderam os gargalos de se estabelecer metas e desafios diferentes para as duas áreas.
Agora, para quem atua no mercado automotivo, essa não é a única tendência importante a ser acompanhada para estar preparado e se diferenciar no segmento. Por isso, a Union Solutions reuniu aqui quatro estratégias que vêm ganhando cada vez mais força com o objetivo de alavancar as vendas. Confira agora!
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A marca online
Parece subjetivo dizer que uma marca tem o poder de influenciar na compra de determinado produto, ainda mais sendo um item de alto valor como um automóvel. No entanto, na prática é possível observar claramente o movimento, seja porque a empresa conquistou uma credibilidade no mercado em relação à qualidade dos carros ou pelo estilo que passa aos possíveis compradores – que se identificam e querem fazer parte da comunidade de quem possui determinada marca.
Afinal, com consumidores cada vez mais exigentes, em um mercado mais concorrido a cada dia, apenas oferecer um motor potente ou design diferenciado passou a não ser suficiente. A pesquisa “Global Consumer Pulse”, da Accenture Strategy, mostrou que 83% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas que defendem propósitos alinhados aos seus valores de vida.
E para demonstrar os valores da marca, a internet se consolida como a principal ferramenta, considerando seu enorme poder de alcance. Seja através das redes sociais ou do site institucional, é fundamental que a empresa tenha um planejamento estratégico que contemple seus objetivos de comunicação – incluindo a forma como vai se posicionar nesses canais, sobre quais assuntos irá tratar e de que forma pretende atrair a atenção dos seus públicos-alvo.
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Mídia online
Ainda considerando o ambiente digital, é fundamental entender que, para aproveitar o melhor que as ferramentas online podem oferecer, é crucial ser assertivo. Isso significa que, além da linguagem e conteúdo estarem alinhados com o perfil dos clientes, é importante que essa comunicação chegue até os possíveis compradores.
Nas plataformas digitais isso é possível através da compra de mídia. Em cada ferramenta – redes sociais, Google e outras -, você define quais as características tem o público que quer que o conteúdo apareça, por quanto tempo e o quanto gostaria de gastar durante o período.
Ainda existe a possibilidade de, através do telefone e/ou email dos clientes atuais, estabelecer uma estratégia para mostrar um conteúdo específico para eles com foco na recompra ou no pós-vendas, por exemplo. São infinitas as oportunidades envolvendo a compra de mídia online, que avançam com novas funcionalidades a cada dia – o que faz com que seja imprescindível que a loja ou concessionária de carros aproveite estes caminhos para alavancar as vendas.
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Uso e análise de dados
Seja através dos dados oferecidos pelas plataformas digitais ou pelo controle feito via CRM, hoje é possível ter acesso a uma infinidade de dados a respeito do perfil dos clientes e suas preferências. Agora, dados isolados não trazem inteligência ao negócio.
Para aproveitar o melhor deles é fundamental que as informações sejam analisadas e utilizadas de forma assertiva ao traçar uma estratégia de vendas.
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Encantamento do cliente
Por fim, mas não menos importante, a valorização da experiência do cliente é uma tendência no mercado automotivo – que perpassa todas as outras. Isso porque, seja no ambiente online ou no físico, através de um conteúdo ou pelo atendimento do vendedor, cada detalhe importa para fazer com que o cliente lembre da marca de uma forma positiva.
Essa memória fará com que uma visita à loja seja agradável e que a recompra se torne mais fácil, aumentando assim a conversão deste cliente – além da possibilidade dele se tornar um propagador da marca, indicando a outros possíveis compradores.
Na prática, o encantamento dos clientes pode ser desde uma ligação ou e-mail no dia do aniversário, até uma entrega técnica diferenciada, brinde surpresa entregue junto com o carro e eventos exclusivos.