Blog
Como a Inteligência Artificial Está Transformando os Veículos
Depois de alguns anos sendo apontados como uma tendência para o mercado automotivo, 2023 deixou claro que esse futuro já se tornou realidade: a Inteligência Artificial chegou de vez no mundo sob quatro rodas.
Para se ter ideia, de acordo com a consultoria FutureBridge, a proporção de veículos integrando IA para serviços diretos aos condutores está prevista para aumentar de 10% em 2015 para 98% até 2030.
Esse avanço será acompanhado pela adoção de robôs nas linhas de produção, representando um salto tecnológico no setor automotivo, onde a indústria tem sido pioneira. Grande parte desse aumento será direcionada à integração da Internet das Coisas, com sensores coletando dados em todos os componentes dos modelos, os quais serão processados pela IA para análise e interpretação.
Esses sistemas serão cada vez mais utilizados para alertar os condutores sobre questões como baixo nível de óleo, pneus furados ou a necessidade de manutenção programada.
Quer saber mais sobre como a IA já mudou os carros disponíveis no mercado e como ainda trará mudanças para os próximos anos?
Reunimos aqui tudo o que você precisa saber para estar antenado a respeito. Confira!
A Inteligência Artificial no mercado automotivo
As mudanças já percebidas começam lá no início: na produção dos carros, na fábrica. Da mesma maneira que os carros estarão compostos cada vez mais com alta tecnologia a sua produção também. Isso porque para esse tipo de produção será requerida uma precisão perfeita de alta performance produtiva.
Entre as marcas que têm se mostrado à frente na corrida da IA no mercado automotivo, se destacam:
- Tesla
- Mercedes-Benz
- BMW
Atualmente, já estamos familiarizados com a presença de monitores cada vez mais amplos dentro dos carros. Painéis digitais, telas para os passageiros dianteiros e traseiros, e até mesmo sistemas de realidade aumentada já fazem parte do presente.
No futuro, se espera que eles se tornem ainda mais inteligentes graças à integração da inteligência artificial.
Desde assistentes de voz avançados – capazes de executar tarefas complexas para gerenciar todos os aspectos do veículo, até interações mais suaves e eficientes, mesmo de forma automática. Além disso, o software poderá evoluir ao longo do tempo, aprendendo preferências individuais, como a escolha de músicas, dependendo do condutor. As atualizações OTA (over the air) também se tornarão mais precisas e oportunas, permitindo que o carro se mantenha atualizado com as demandas em constante mudança.
Outro ponto aguardado para os próximos anos é a comunicação externa ao veículo – seja com outros carros ou com a própria cidade. Veículos que se comunicam com outros veículos para sinalizar sua presença ou obstáculos ao longo da rota, semáforos que antecipam o sinal vermelho e assim por diante. Tudo isso gerenciado por um software complexo capaz de se adaptar às condições.
E o trânsito, como ele será mudado com a IA?
- Autonomia ao volante:
Uma das mais notáveis promessas da Inteligência Artificial (IA) para o mundo da condução é a autonomia veicular. Veículos autônomos, equipados com uma sofisticada combinação de sensores, câmeras, radar e algoritmos de aprendizado de máquina, têm o potencial de revolucionar completamente a forma como nos relacionamos com nossos automóveis.
Imagine um futuro em que você possa simplesmente entrar em seu carro, informar seu destino e relaxar enquanto a IA cuida de tudo. Os sistemas autônomos poderiam otimizar rotas, evitar congestionamentos, assegurar uma condução suave e reduzir consideravelmente o risco de acidentes. Isso não só tornaria a condução mais conveniente, mas também abriria oportunidades para aqueles enfrentando desafios de mobilidade, como idosos ou pessoas com deficiência.
- Prevenção de acidentes:
A Inteligência Artificial desempenha um papel vital na melhoria da segurança nas estradas e já está integrada em diversos modelos de carros mais recentes. Sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) estão se tornando cada vez mais comuns, e muitos deles contam com a IA para funcionar adequadamente.
Sensores e câmeras alimentados por IA monitoram continuamente o ambiente ao redor do veículo, alertando o condutor para possíveis riscos, como carros em pontos cegos, pedestres nas proximidades ou mudanças repentinas na pista.
Além disso, a Inteligência Artificial já é utilizada para monitorar o estado de alerta do condutor e identificar sinais de fadiga, auxiliando na prevenção de situações perigosas causadas por distração ou sonolência.
Já é notável como a crescente integração da Inteligência Artificial nos veículos está revolucionando não apenas a forma como dirigimos, mas também a segurança nas estradas. Com sistemas avançados de assistência ao motorista e a capacidade de tomar decisões em tempo real, a IA está se mostrando essencial para mitigar riscos e garantir uma experiência ao volante mais segura, confortável e tranquila.