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Sua empresa está perdendo dinheiro revendendo os carros errados!
Mesmo com todas as atividades que envolvem a gestão de concessionárias e revendedoras de veículos, há um desafio constante para o gestor em manter o foco nos números para que a saúde financeira esteja equilibrada, evitando descobrir crises quando já é tarde demais.
Para manter esse objetivo, há muitas ações estratégicas que impactam diretamente o lucro obtido pela concessionária/revendedora, mas o processo de compra e revenda de veículos seminovos deve estar bem no centro das estratégias.
Afinal, é daí que surgem as oportunidades de obter boas margens de lucro, por meio de fechamentos de negócio satisfatórios para todas as partes envolvidas.
Mas a avaliação do que representa um bom negócio na revenda de veículos deve ser feita considerando não somente o momento da venda, e sim seu impacto em todo o financeiro do negócio.
Para não perder dinheiro com a revenda de seminovos, atente-se às dicas a seguir!
O que garante um bom negócio para você e para o cliente?
Você pode pensar que o caracteriza um bom negócio para a concessionária/revendedora diz respeito somente à estratégia de preço adotada e o valor que se consegue chegar na negociação. Mas, na prática, o processo se inicia bem antes.
Há dois questionamentos fundamentais para entender o porquê:
- Se o vendedor consegue fechar negócio por um valor satisfatório, mas em pouco tempo o cliente retorna à empresa com insatisfações e reclamações pós-vendas com relação ao seminovo comprado, que precisarão ser solucionadas e trarão prejuízos para a empresa, esse negócio realmente foi lucrativo?
- Com relação à própria estratégia de definição de preços, ela está sendo estruturada de forma detalhada e personalizada, de acordo com uma análise minuciosa da situação de cada veículo para chegar a um valor condizente com suas condições?
Especialmente quando consideramos os problemas mais recorrentes que clientes enfrentam no pós-venda, é possível afirmar categoricamente que eles são consequências de decisões de gestão feitas bem antes da venda.
A principal falha está no processo de análise e negociação para a entrada de veículos para revenda na concessionária.
O descuido e negligência na etapa de consulta de histórico e procedência dos veículos seminovos e usados pode custar caro — para você e para seu cliente.
Quando a consulta veicular é enxergada como uma mera burocracia do processo, práticas como a vista grossa na hora de escolher os itens de verificação são comuns.
Como consequência, esse erro pode significar a entrada de veículos seminovos pouco lucrativos para o negócio, visto que colocam a empresa sob o risco de prejuízos posteriores que trarão dores de cabeça tanto para o gestor quanto para o cliente.
Consulta veicular: garantia de segurança e bons negócios
Por que a etapa de Consulta veicular é uma ferramenta estratégica na gestão de seminovos e usados, e não somente uma burocracia do processo?
Há dois motivos principais:
Evita dores de cabeça e prejuízos lá na frente
Obter as informações mais precisas e detalhadas sobre o veículo a ser trazido para a empresa é a garantia de que clientes não retornarão à concessionária posteriormente com problemas, sejam eles técnicos ou de documentação, como recusas de seguro e financiamento ou veículos fraudados. Assim, evita-se problemas no pós-venda e prejuízos ao negócio.
Garante a melhor estratégia de precificação e negociação
Uma consulta veicular capaz de identificar o estado real do veículo e o seu histórico entrega dados fundamentais para chegar ao valor mais justo e estratégico para a revenda, que condiga com as condições do veículo e garanta o melhor custo-benefício para o cliente.
A base de dados da Union, com uma média de 7 bilhões de ativos verificados no último ano, apresenta informações que comprovam a eficácia da Consulta Veicular como ferramenta estratégia de precificação:
61% das consultas realizadas obtêm algum tipo de restrição média ou grave que interfere diretamente na precificação do veículo |
A cada R$ 1,00 de investimentos feitos no serviço de Consulta Veicular da Union, os clientes poderão ter em média R$ 1.600,00 de prejuízo evitado nas transações |
Além dos itens históricos e documentais, a segurança em todo o processo também pede a realização da avaliação física do veículo, que engloba mais de 50 itens de verificação. Entre eles, estão a parte estrutural do veículo, pintura, eventuais alterações de suas características e padrões originais de fábrica, números de chassi, motor, gravação dos vidros etc. Ao final do processo de vistoria, a emissão do laudo cautelar é a principal maneira de atestar a confiabilidade da transação.
Acompanhe alguns números da base de dados Union:
21% dos veículos laudados são reprovados, representando mais de R$ 10 milhões ao mês de prejuízo evitado
20% dos veículos laudados são aprovados com algum tipo de apontamento que interfere diretamente na precificação do bem |
A cada R$ 1,00 de investimentos feitos no serviço de Laudo Veicular da Union, os clientes poderão ter em média R$ 500,00 de prejuízo evitado nas transações |
Quer saber mais sobre a consulta veicular?
Os dados que você viu neste artigo são informações importantes para que você comece a compreender a importância estratégica da consulta veicular para otimizar os lucros de negócios do ramo automotivo.
Para entender como o serviço de consultas e laudos veiculares é oferecido no mercado e a importância de contar com um parceiro confiável nesse momento, acesse aqui.