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Completar a água no radiador pode acabar com o seu carro. Saiba o porquê!
Se você tem ou já teve um carro, é bastante provável que já tenha ouvido falar sobre a importância de estar atento ao volume de água do radiador para garantir o perfeito funcionamento do veículo. Agora, será que é isso mesmo? O radiador funciona realmente à água?
Entenda agora como, apesar da boa vontade, completar a água no radiador pode acabar com o seu carro!
Porque você não deve completar o radiador com água?
Você pode completar a água no radiador do seu carro, mas é importante entender que o radiador do carro é projetado para funcionar com uma mistura específica de água e líquido de arrefecimento. Essa mistura ajuda a resfriar o motor do carro, protegendo-o contra o superaquecimento.
Se você adicionar apenas água ao radiador, pode diluir a mistura adequada de líquido de arrefecimento, o que pode afetar negativamente a capacidade do sistema de resfriamento do motor. Além disso, apenas água não fornece proteção adequada contra o congelamento no inverno ou contra a corrosão ao longo do tempo.
Por isso, se você precisar adicionar líquido de arrefecimento ao seu radiador, o ideal é usar uma mistura já preparada de água e líquido de arrefecimento, na proporção recomendada pelo fabricante do carro no manual do veículo.
Isso garantirá que o sistema de resfriamento do motor funcione corretamente e ofereça a proteção necessária.
Agora, para que serve o radiador do carro?
O radiador do carro é um componente importante do sistema de resfriamento do motor. Ele ajuda a manter a temperatura do motor dentro de limites seguros, dissipando o calor gerado pelo motor durante a operação.
O motor de um carro gera calor quando o combustível é queimado para produzir energia mecânica. Se a temperatura do motor ficar muito alta, isso pode causar danos aos componentes do motor e afetar o desempenho do carro.
O radiador funciona através de um líquido de arrefecimento, que circula através do motor e absorve o calor gerado. O líquido de arrefecimento então flui para o radiador, onde é resfriado por meio de um sistema de dissipação de calor. O líquido de arrefecimento resfriado é então devolvido ao motor para absorver mais calor.
O radiador geralmente fica na parte frontal do carro, onde o fluxo de ar é mais forte para ajudar no resfriamento. Ele é geralmente composto de uma série de tubos e aletas, que aumentam a área superficial do radiador para ajudar na dissipação de calor.
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