Blog
Nova baixa no IPI vai baratear os carros? Entenda!
O IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduz e você já começa a se animar para as possíveis reduções de valores de carros, eletrônicos e outros itens? Nesse texto nós vamos esclarecer se a nova baixa no imposto vai realmente provocar uma queda no valor dos carros.
Valendo desde maio deste ano, o decreto amplia a redução da alíquota do IPI de 25%, aprovada em fevereiro, para 35%, contemplando também os veículos. O objetivo da medida é baratear o custo de produção de alguns itens, para estimular a economia.
Vou comprar carro mais barato com a baixa no IPI?
Essa é a pergunta que você deve estar se fazendo. É importante destacar que o novo decreto de redução do IPI não inclui todos os produtos.
Dessa vez, o desconto está voltado para picapes diesel e flex, com peso bruto de até cinco toneladas. Os carros, por exemplo, seguem com a redução da alíquota estabelecida no decreto publicado em fevereiro, de 18,5%.
Com o novo decreto, a alíquota para as picapes caiu de 6,5% para 5,2%, fazendo com que os preços desses veículos pudessem ser reduzidos até 1,2 ponto percentual adicional, caso a redução do IPI fosse completamente aplicada e não se levasse em consideração outras questões como o aumento dos custos.
Porém, o impacto da redução do imposto pode não ser o que os consumidores esperam, já que o índice inflacionário vem exercendo forte pressão e aumentando o valor sobre vários itens industrializados.
E o impacto nos preços na prática?
A Ford foi a primeira montadora a anunciar a redução de valores em três modelos da marca. Nas picapes Maverick e Ranger Black, e na van/furgão Transit, a redução foi de 0,8%. A picape média Ranger Black, por exemplo, antes tinha tabela de R$ 220.490, e agora, com o aumento do IPI reduzido, sai por R$ 218.730. Já a Ranger Storm baixou de R$ 255.090 para R$ 253.050.
No caso da Maverick, a redução de preço foi de R$ 235.190 para R$ 233.310. E a Transit Furgão, lançada em março a partir de R$ 239.900, agora começa em R$ 237.980.
Já a Fiat, mesmo com a redução anunciada do imposto, reajustou o valor da Strada, modelo mais vendido do país, com preços até R$ 3.000 mais caros. A versão mais barata, a Strada Endurance Cabine Simples, parte agora de R$ 92.890, enquanto a intermediária Freedom Cabine Dupla encareceu R$ 1.800, não saindo por menos de R$ 105.790. As configurações da picape que mais subiram de valor foram as equipadas com câmbio automático CVT.
Já a linha Toro registrou preços mais baixos nas configurações 1.3 turbo flex. Enquanto a Endurance caiu de R$ 138.390 para R$ 137.098, representando uma queda de R$ 1.292, Freedom e Volcano baixaram, respectivamente, R$ 1.371 e R$ 1.521, custando agora R$ 148.319 e R$ 162.270.
Nas variantes com motor 2.0 turbodiesel Multijet TD350 da Toro, o aumento não escapou. A versão Endurance TD350 ficou R$ 2.000 mais cara, começando agora em R$ 189.090. Já a intermediária Volcano sai por R$ 203.490, com um acréscimo de R$ 2.100. A Toro Ranch e a Toro Ultra sofreram um reajuste de R$ 2.200, passando a serem vendidas por R$ 211.190 e R$ 213.390.
Como podemos ver, a redução da alíquota do IPI não significa, necessariamente, uma redução nos preços dos automóveis. Muitos outros fatores são levados em conta pelas montadoras e o preço final dos veículos pode não ser o que os consumidores esperam.
Aqui no nosso blog você confere muitas dicas, informações e atualizações sobre o mercado de veículos. Acompanhe e fique por dentro!