Blog

14 itens indispensáveis na consulta de um seminovo para empresas

Compartilhar post:
consulta de seminovos


Há muitos aspectos envolvidos na negociação de um seminovo nas concessionárias e revendedoras, tanto no que diz respeito à compra quanto à revenda do veículo.

Mas para chegar a valores de compra e revenda realmente lucrativos para o negócio e justos para os clientes, a Consulta Veicular cumpre papel estratégico. Isso porque uma boa negociação envolve, necessariamente, a segurança da operação e a garantia da procedência dos veículos negociados. São essas informações que devem embasar a estratégia de preço adotada, com base em dados reais que indiquem e atestem a real condição do veículo que se deseja comprar ou revender.

Para compreender como a Consulta Veicular entrega dados preciosos ao gestor e evita prejuízos e dores de cabeça em negociações, basta conhecer alguns dos principais itens que compõem uma Consulta completa, na prática. Não se trata de burocracia, mas de segurança e estratégia!

1. Agregado Veicular

O agregado veicular utiliza as chaves de consulta Placa ou Chassi para exibir a Ficha Cadastral do veículo junto à BDV (Base de Dados de Veículos), que inclui informações completas sobre:

  • Dados cadastrais
  • Descrição do veículo
  • Ficha técnica
  • Proprietários
  • Dados de importação

2. Dados Estaduais

A consulta de Dados Estaduais também utiliza as chaves de identificação Placa ou Chassi para verificar o cadastro do veículo junto aos Detrans, com seus respectivos débitos (IPVA, Multas etc.) e restrições.

A resposta aponta possíveis restrições judiciais, administrativas, de furto em aberto e demais, por meio das indicações Itens aprovados – Itens alertas – Itens de restrição.

3. Dados Nacionais

No caso da consulta de Dados Nacionais, as chaves de identificação verificam o registro do veículo junto aos órgãos competentes, indicando as mesmas possíveis restrições da consulta de Dados Estaduais.

4. Dados Judiciais – Renajud

Verificação do cadastro junto aos Dados Estaduais (Detran) com suas respectivas Restrições Judiciais detalhadas, por meio do Renajud (sistema online de Restrições Judiciais para Veículos Automotores). A resposta indicará possíveis ordens judiciais de restrições de veículos (inclusive registro de penhora) de pessoas condenadas em ações judiciais.

5. Consulta CRLV – Documento

Através da numeração de identificação do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) localizada no canto direito superior do documento, será possível identificar se houve alguma queixa de Roubo, Furto ou Extravio do mesmo. A consulta especifica o tipo de evento, data e observações.

6. Dados Históricos

A consulta de Dados Históricos reúne: UF de emplacamento (DNA da placa), mês de licenciamento e quantidade de consultas realizadas para o veículo.

7. VIN DECODE 

Através da numeração do chassi, essa consulta verifica sua tradução alfanumérica de acordo com o padrão mundial VIN (Vehicle Identification Number) cruzado com a área de engenharia e inteligência de cada montadora separadamente, permitindo detectar se em determinado chassi existem ou não indícios de adulteração. Além disso, a consulta também retorna o Código Fipe ou, na consulta VIN DECODE Especial, Código Fipe e Molicar.

8. Gravame – Detalhes do Financiamento

A consulta da situação do Gravame permite identificar se o veículo encontra-se ou não financiado ou arrendado a algum agente financeiro (Bancos). O resultado da consulta pode se apresentar como BAIXADO, ATIVO ou SEM OCORRÊNCIA.

9. Histórico de Proprietários Anteriores

Produto destinado especialmente ao mercado corporativo, esse item de consulta utiliza a placa para informar até 10 (dez) Proprietários Anteriores do histórico veicular. Serão apresentados todos os nomes e principais dados atrelados ao veículo.

10. Histórico de Roubo e Furto

Utilizando chaves de identificação como Placa ou Chassi, é possível verificar seu cadastro junto às Bases Competentes quanto ao Histórico de Roubo e Furto. A consulta retorna dados como datas, números de B.O.s, local etc., desde que devidamente cadastrados junto aos órgãos competentes.

11. Indício de Sinistro

As consultas de Indício de Sinistro (1 e 2) permitem acessar bancos de dados para verificar se o veículo obteve algum apontamento negativo por motivos diversos durante seu período de circulação

12. Veículo de Leilão

Também por meio das chaves de identificação, é possível apontar se o veículo consultado obteve alguma passagem e oferta a um leilão. Em caso positivo, a consulta apresenta os dados respectivos do veículo conforme divulgação oficial do leilão. Alguns itens que poderão ser apresentados são: Data, Local, Pátio, Comitente, Situação do Veículo, Leiloeiro etc, permitindo, assim, segurança na negociação do veículo.

13. Localizador de Chassi e Motor

Por meio da chave Chassi, a consulta consegue identificar qual a numeração de motor correspondente à chave, verificando se houve alguma troca, manutenção ou fraude sobre este item do veículo.

14. Localizador de Placa e Chassi

Além do motor, a chave Chassi também permite identificar qual a numeração de Placa correspondente à, verificando se houve alguma troca, manutenção ou fraude sobre este item do veículo.

 

Com um volume tão grande de informações para checagem, como garantir uma negociação ágil, descomplicada e segura para todas as partes?

É simples: conte com um sistema confiável e unificado para a Consulta Veicular mais completa que seu negócio pode ter.

Para um único veículo, a Consulta Veicular da Union pode gerar mais de 160 itens de verificação, por meio de um sistema de atualização constante para dados reais.

O modelo de Consulta ideal para o seu negócio está na Union.

Conheça nossos serviços clicando aqui. 

Tags

avaliação de pintura de carro caneta de avaliação de pintura avaliação de pintura soft decisão certa solução de gestão de seminovos gestão de veículos revenda mais carros software de gestão de carros seminovos vistoria autônoma vistoria cautelar gestão de entrada auto vistoria compra e venda de seminovos histórico do veiculo vistoria vistoria veicular consulta de seminovos seminovos gestão de seminovos solução para seminovos ferramentas inteligentes auxilio de ferramentas processos para concessionária perda de vendas consulta veicular bom negócio metas de vendas vendas de carro gestão de vendas revendedora automotiva revendedora de carros concessionária carros automóveis gestão gestão de concessionárias

O uso deste site está sujeito aos termos e condições dos Políticas de Cookies e Política de Privacidade.
Copyright © 2021 | Union Solutions | Desenvolvido por Liga Studio