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6 ferramentas fundamentais para quem trabalha no ramo automotivo

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gestão de eficiencia

Diante do volume de atividades diárias e a pressão por não errar que fazem parte da rotina da gestão de empresas do ramo automotivo, como concessionárias e revendedoras, tornar processos mais ágeis e eficientes é o melhor caminho para manter o controle sobre os resultados desejados pelo gestor.

Para cumprir esse objetivo, a gestão pode contar com a facilidade oferecida por uma série de ferramentas especializadas ou adaptáveis ao ramo automotivo, que otimizam de diferentes maneiras alguns dos processos mais estratégicos do negócio, como o atendimento, vendas, marketing e, claro, a gestão administrativa.

Acompanhe a seguir 6 dicas de ferramentas que podem ser as principais aliadas de uma gestão eficiente nas concessionárias e revendedoras!

1. Sistema de Gestão – DMS (Dealer Management System)

Sem dúvidas, a principal facilidade na rotina do gestor do ramo automotivo é poder contar com um sistema que permita administrar, de forma integrada e completa, todos os principais aspectos da gestão em um só lugar.

Hoje, a antiga confusão entre papelada e planilhas deu lugar aos sistemas de gestão de concessionárias, conhecidos como DMS (Dealer Management Systems). Um DMS tem como principal função o controle sobre os processos de forma diária, como:

  • Compra e venda de veículos e peças;
  • Geração de documentos;
  • Controle de entrega dos veículos;
  • Serviços prestados;
  • Gestão de custos, garantias, financeira, fiscal e contábil.

Por meio dessa lista é possível perceber que a premissa de um DMS é apresentar uma solução completa para o gestor, minimizando o uso de diferentes ferramentas que não se integram. 

A capacidade de integração e a funcionalidade do DMS trazem como resultado para o gestor maior agilidade nas tarefas, auxílio estratégico na tomada de decisão, redução de custos e diminuição de erros. Ou seja: um aliado fundamental para manter bons resultados.

2. Sistema para Gestão de Relacionamento com Clientes – CRM (Customer Relationship Management)

Quando todas as estratégias de comunicação, marketing e vendas estão alinhadas, com um site, landing page e campanhas online ativados, os leads vão chegar e é preciso gerenciar essa movimentação de forma organizada, atualizada e prática. É aí que entram os Sistemas de Gestão de Relacionamento com Clientes, conhecidos como CRM (Customer Relationship Management).

Com um bom CRM, os clientes e possíveis clientes são colocados como foco do negócio. Em geral (já que os modelos podem variar), a plataforma permite:

  • Reunir todas as informações relevantes para o relacionamento com os clientes, como dados pessoais e pontos de contato;
  • Acompanhar suas ações e comportamentos para indicar próximos passos no atendimento;
  • Automatização de processos, como envio de e-mails;
  • Geração de relatórios para análise do atendimento e taxas de conversão.

É fácil notar como um CRM completo e eficiente permite, portanto, antecipar as necessidades de leads para um atendimento mais eficiente e também manter o acompanhamento das tarefas de relacionamento em dia.

Para as empresas do ramo automotivo, uma excelente opção é optar por um CRM integrado ao sistema de gestão da concessionária (DMS), de forma a manter as informações mais centralizadas.

3. Plataforma de conteúdo – CMS (Content Manager System)

A importância de uma boa estratégia online já deve estar no radar de qualquer gestor de concessionárias ou revendedoras — afinal, já se sabe que nesse setor,  o meio digital é parte da grande maioria das jornadas de compra de clientes.

Para manter o controle sobre essas estratégias, o CMS (Content Manager System) será o grande aliado. Trata-se de uma ferramenta para gerenciamento de conteúdo, que permite criar, publicar e editar com facilidade as informações dos canais de venda online, como sites, portais e landing pages.

A principal facilidade de contar com uma plataforma CMS é a autonomia para fazer atualizações e alterações no conteúdo — como mudanças de preço, banners ou remoção/inserção de veículos disponíveis — de forma simplificada, sem precisar envolver equipes de TI e desenvolvedores. Tudo pode ser realizado internamente em poucos instantes.

Além disso, um sistema de gerenciamento de conteúdo pode oferecer ainda outras soluções, como chats, sistema de comentários, bancos de imagens, formulários etc.

4. Integrador de anúncios

Para incrementar ainda mais a eficiência do sistema de vendas online, um Integrador de Anúncios permitirá o gerenciamento do estoque da concessionária em tempo real nos principais sites de classificados online, a exemplo do OLX e Webmotors. 

Por meio do integrador, não será preciso acessar cada site individualmente para acrescentar, remover ou fazer alterações nos anúncios, o que frequentemente ocasiona desatualização e atraso nas informações ofertadas. As alterações de estoque são publicadas de forma automática em todas as plataformas utilizadas com apenas um clique! Uma mão na roda para a gestão e equipe de vendas.

5. Rastreador de ligações – Call tracking

Para as concessionárias e revendedoras, as ligações recebidas no estabelecimento têm valor estratégico. Isso porque boa parte dos clientes dispostos a fazer uma ligação estão nos estágios finais de sua jornada de compra, procurando solucionar as últimas dúvidas ou mesmo fechar negócio.

O Call tracking é uma ferramenta primordial para utilizar chamadas telefônicas como oportunidades de venda. Por meio do rastreamento de ligações e do volume de ligações recebidas, o recurso permite identificar os canais de onde estão vindo os clientes (online e offline) e, com isso, obter informações importantes sobre o resultado de campanhas de marketing e vendas em andamento.

Recursos complementares ao rastreamento da origem de leads oferecidos pelas ferramentas de Call tracking são a geração de relatórios, a gravação de chamadas e ainda a integração com ferramentas de marketing como sistemas de automação, e-mail marketing e Google Analytics, para um acompanhamento completo do lead em seu percurso pelo funil de vendas.

6. Sistema de consulta veicular

Para manter os bons números do negócio rodando, há uma pressão enorme na gestão sobre o processo de tomada de decisões — especialmente no que diz respeito às negociações de compra e revenda de veículos seminovos. Nesse momento, fazer um mau negócio pode afetar os resultados desejados de diferentes maneiras.

Justamente para tornar a rotina de decisões mais eficiente e assertiva, o gestor pode contar com o auxílio de uma ferramenta estratégica: o sistema de consulta veicular.

Essa ferramenta permite avaliar a segurança das negociações por meio de uma consulta detalhada de itens históricos e documentais dos veículos que chegam até a concessionária/revendedora, de forma muito mais precisa, rápida e atualizada que uma busca feita manualmente, por exemplo.

Com um sistema de consulta veicular, o gestor:

  • Evita dores de cabeça e prejuízos lá na frente – Afinal, obter informações detalhadas sobre o veículo a ser trazido para a empresa é a garantia de que clientes não retornarão à concessionária posteriormente com problemas, sejam eles técnicos ou de documentação, como recusas de seguro e financiamento ou veículos fraudados. Assim, evita-se problemas no pós-venda e prejuízos ao negócio.
  • Garante a melhor estratégia de precificação e negociação – Uma consulta veicular capaz de identificar o estado real do veículo e o seu histórico entrega dados fundamentais para chegar ao valor mais justo e estratégico para a revenda, que condiga com as condições do veículo e garanta o melhor custo-benefício para o cliente.

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