Blog

O que seu cliente precisa saber sobre o gravame?

Compartilhar post:
A importância do gravame

Ao comprar um veículo usado, o seu cliente deve estar ciente que existem muitos detalhes a serem verificados antes de concluir a aquisição. Dentre esses detalhes estão a procedência do carro, seus danos, histórico, documentação etc. Uma questão importante a ser verificada em relação a situação do veículo é o gravame

Mas será que as pessoas que se preparam para comprar um carro sabem o que o gravame significa? Além disso, elas entendem qual é a importância de saber sobre ele na hora da aquisição de um usado?

Para entender mais sobre o assunto e ter os argumentos certos para explicar ao seu cliente o porquê de uma análise atenta do gravame, continue a leitura. 

Por que é importante verificar o gravame?

O gravame é um registro específico para carros que foram financiados. Esse registro é realizado pelo Detran e tem o intuito de evitar que o veículo seja vendido ou comprado sem que as financeiras saibam.

Dessa forma, enquanto as parcelas não forem todas quitadas, ou seja, não tenha baixa de gravame, não tem como fazer a transferência do veículo para outro dono e também não é possível fazer novos pedidos de refinanciamento. 

Quais os tipos de gravame?

Existem três tipos de gravame: a alienação fiduciária, a reserva de domínio e o arrendamento mercantil. Alguns clientes podem não saber exatamente o que cada um deles significa, por isso a importância de fazer uma breve explicação para eles:

  • alienação fiduciária: o veículo fica em poder da financeira até que seu pagamento seja feito por completo. Essa situação pode limitar refinanciamentos futuros;
  • reserva de domínio: quando a venda é feita entre duas pessoas físicas, sem intermediação de uma financeira. Todos os detalhes sobre o financiamento estão registrados no cadastro do veículo. Sendo assim, o vendedor passa a posse do carro para o comprador, mas a transferência só será possível após pagamento total do empréstimo;
  • arrendamento mercantil: o proprietário cede o veículo financiado por preço e período determinados. Durante esse período, é permitido refinanciar o carro, mesmo que o processo de arrendamento esteja notificado nos documentos.

Qual o impacto do gravame na aquisição de um seminovo ou usado?

Quando o gravame já teve baixa, ele não interfere na compra e venda do veículo já financiado anteriormente. Entretanto, caso ele não esteja baixado, o comprador tem um problema. Essa situação impossibilita que o automóvel seja transferido para outro dono. Assim, a venda não pode ser concluída enquanto a dívida não for quitada com a financeira.

Além da dívida, outro fator que pode ser apontado como gravame é o veículo estar como garantia do financiamento — outro motivo que impossibilita a troca de donos. Ter conhecimento dessa informação é uma forma de evitar problemas futuros, além evitar que o consumidor caia em fraudes de negociação.

Como o cliente tem informações do gravame?

Essa informação fica registrada no Certificado de Registro de Veículo (CRV). Nele existe um campo específico para informar se o veículo possui ou não gravame. No site do Detran de cada estado também é possível verificar essa informação.

Na sua financeira, através de uma consulta veicular, é possível verificar todo o histórico do veículo, inclusive as informações sobre gravame. Dessa forma, ao ter acesso a consulta, o comprador em potencial do veículo sabe se há como ele seguir a compra ou não, se existe alguma restrição fiduciária ou não, além de ter conhecimento sobre todos os demais detalhes sobre as condições do veículo.

O que fazer para dar baixa do gravame?

Primeiramente, toda a dívida anterior precisa ser paga. Assim que o saldo da mesma for efetuado, é de responsabilidade da financeira fazer a baixa do gravame no Detran.

O Sistema Nacional de Gravames (SNG) faz o controle de todas as informações de gravame — inclusão, consulta e baixa de gravame. Nele, as financeiras incluem os dados de maneira online, dando mais agilidade às atualizações de informações.

Assim fica mais claro dar todos os detalhes sobre gravame para o seu cliente, certo? Como falamos anteriormente, na consulta veicular você consegue esse dado e muitos outros para fechar um financiamento justo. Se a sua financeira precisa de uma consulta sob medida, para as suas necessidades, é só entrar em contato com os consultores da Union Solutions para tirar todas as suas dúvidas.

Tags

carros para revenda melhores carros para renda pós-venda de veículo relacionamento com cliente pós-venda concessionária venda consultiva venda consultiva concessionária pós-venda financeira vistoria de avaliação carro de retomada carros de frota mercado automotivo tendências tendências do mercado automotivo atendimento via whatsapp gravame financeiras seguro de carro seguro auto seguro de carro financiado laudo cautelar seguro de automóvel e-commerce automotivo financiamento de carro financiar carro usado revenda de carros usados consórcio de carro avaliação de pintura de carro caneta de avaliação de pintura avaliação de pintura soft decisão certa solução de gestão de seminovos gestão de veículos revenda mais carros software de gestão de carros seminovos vistoria autônoma vistoria cautelar gestão de entrada auto vistoria compra e venda de seminovos histórico do veiculo vistoria vistoria veicular consulta de seminovos seminovos gestão de seminovos solução para seminovos ferramentas inteligentes auxilio de ferramentas processos para concessionária perda de vendas consulta veicular bom negócio metas de vendas vendas de carro gestão de vendas revendedora automotiva revendedora de carros concessionária carros automóveis gestão gestão de concessionárias

O uso deste site está sujeito aos termos e condições dos Políticas de Cookies e Política de Privacidade.
Copyright © 2021 | Union Solutions | Desenvolvido por Liga Studio