Blog

6 passos da Venda Consultiva: saiba como aplicar a estratégia em sua concessionária

Compartilhar post:
Venda consultiva para sua concessionária

Buscar formas diferentes de atrair novos clientes e conseguir fechar um número maior de vendas é o desejo de todo empreendedor. E quando se fala em compra e venda de veículos, se reinventar é necessário. Tornar a experiência do consumidor cada vez mais personalizada pode ser uma boa alternativa para a sua concessionária.

Uma das possibilidades para fazer isso acontecer é apostar na venda consultiva. Você já ouviu falar sobre essa estratégia? Para que você entenda os benefícios desse método, suas etapas e consiga aplicar com a equipe de vendas da sua concessionária/revendedora, continue a leitura!

 

O que é a venda consultiva?

A venda consultiva é uma estratégia que já é utilizada em diversas concessionárias. Esse método explora a necessidade do consumidor e coloca ele no centro da venda. Dessa forma, o vendedor busca identificar as necessidades e objetivos de seu cliente para ajudar a resolver o “problema” da melhor maneira possível.

Para implantar essa estratégia na sua venda, é importante entender que os clientes estão cada vez mais criteriosos em relação a escolher um produto ou serviço. Isso porque o produto não deve apenas cumprir a sua função, como também acabar com as dores daquele consumidor.

Por exemplo: se os principais motivadores de uma pessoa buscar um veículo são conforto e praticidade, você, como vendedor, pode sugerir que ela adquira um carro automático. Mesmo que o cliente tenha chegado com uma ideia de qual automóvel gostaria de comprar, o vendedor deve apresentar motivos para que ele escolha o que melhor atenda suas necessidades

Assim, o vendedor desenvolve um vínculo maior com o comprador, apresenta confiança e preocupação para que ele faça o melhor negócio. Deixar evidente que você busca resolver o problema que o cliente tem também gera credibilidade.

 

As etapas da venda consultiva

Se o seu intuito é colocar a venda consultiva em prática na sua concessionária/revendedora, é preciso saber por onde começar, certo? Para isso, seguir as etapas dessa estratégia é fundamental. São 6 etapas: prospecção, qualificação, apresentação, negociação, fechamento e pós-venda. Entenda um pouco mais sobre cada uma delas:

Prospecção

Ao identificar o potencial cliente, aqui é o momento de apresentar as funcionalidades do seu produto e como ele pode acabar com as dores do seu cliente. Ao trabalhar a confiança na relação e se mostrar interessado em ajudar, você consegue deixar claro que sua intenção é resolver os problemas que ele trouxe até você.

Qualificação

Na venda consultiva, qualidade é melhor que quantidade. Dessa forma, identificar os consumidores que podem ter melhor aproveitamento desse tipo de atendimento é necessário. Para isso, vale se colocar no lugar do comprador para entender como a sua empresa pode ajudá-lo. Além disso, entender quem pode se beneficiar do seu produto é uma forma de ser mais assertivo na hora da negociação.

Apresentação

Esse é o momento de mostrar ao consumidor a melhor opção para acabar com as dores que ele tem. Por isso, para apresentar o veículo certo, é importante que você escute todas as necessidades do seu cliente e entenda qual o problema que ele quer resolver com essa aquisição. 

Negociação

A negociação pode ser um momento delicado, mas com o preparo correto e conhecendo bem seu produto, você consegue passar com tranquilidade por essa etapa. É necessário sempre ouvir atentamente tudo que seu cliente tem a falar. Se parecer que esse não foi o automóvel correto, não se esqueça de ter sempre um plano B.

Fechamento

Todos os passos anteriores nos levam naturalmente para fechar o negócio. Ao seguir esses passos, é quase certeza que a venda será concluída. Esteja atento às alternativas que reduzam ao máximo a burocracia nessa etapa, deixando assim o processo fluido e prazeroso para o seu cliente.

Pós-venda

Desenhar estratégias para conquistar a fidelidade do consumidor é essencial — e tem um custo menor que trazer novos clientes. Por isso, buscar maneiras de manter um relacionamento com seus consumidores é a forma de garantir que ele sempre se lembre da sua empresa, seja para nova compra ou para indicar para alguém.

 

Qualidade é melhor que quantidade

A venda consultiva é um trabalho personalizado para cada consumidor que você atender. O ponto-chave dessa estratégia é entregar valor para o seu cliente, de maneira a descobrir o que ele precisa e oferecer o produto que vai atender suas necessidades.

Em alguns momentos, pode ser que você chegue à conclusão de que não tem o produto certo para o comprador. Ao perceber isso e comunicar a ele com clareza e sinceridade, você estabelece uma relação de confiança com o cliente. E, apesar de ter perdido a venda, você conquista o consumidor.

 

Os principais benefícios da venda consultiva

Ao longo desse texto deu para entender como a venda consultiva pode beneficiar a sua empresa, certo? Para que você consiga visualizar isso de forma ainda mais clara, listamos aqui abaixo os principais benefícios que essa estratégia pode trazer para o seu negócio. São eles:

  • os vendedores têm maior conhecimento sobre os produtos, assim têm mais propriedade para fazer a sugestão correta para a necessidade de cada cliente;
  • a satisfação do cliente por receber um atendimento voltado para a sua dor;
  • maior chance de indicações para novos clientes;
  • mais credibilidade por fornecer um atendimento completo.

Esses são só alguns dos benefícios que a venda consultiva pode trazer para a sua concessionária. Aplicar a técnica no dia a dia da sua empresa é a possibilidade de uma mudança positiva para o seu negócio. 

Tags

seminovos e usados carros para revenda melhores carros para renda pós-venda de veículo relacionamento com cliente pós-venda concessionária venda consultiva venda consultiva concessionária pós-venda financeira vistoria de avaliação carro de retomada carros de frota mercado automotivo tendências tendências do mercado automotivo atendimento via whatsapp gravame financeiras seguro de carro seguro auto seguro de carro financiado laudo cautelar seguro de automóvel e-commerce automotivo financiamento de carro financiar carro usado revenda de carros usados consórcio de carro avaliação de pintura de carro caneta de avaliação de pintura avaliação de pintura soft decisão certa solução de gestão de seminovos gestão de veículos revenda mais carros software de gestão de carros seminovos vistoria autônoma vistoria cautelar gestão de entrada auto vistoria compra e venda de seminovos histórico do veiculo vistoria vistoria veicular consulta de seminovos seminovos gestão de seminovos solução para seminovos ferramentas inteligentes auxilio de ferramentas processos para concessionária perda de vendas consulta veicular bom negócio metas de vendas vendas de carro gestão de vendas revendedora automotiva revendedora de carros concessionária carros automóveis gestão gestão de concessionárias

O uso deste site está sujeito aos termos e condições dos Políticas de Cookies e Política de Privacidade.
Copyright © 2021 | Union Solutions | Desenvolvido por Liga Studio