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Atendimento via WhatsApp é a nova tendência para concessionárias

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Atendimento via WnhatsApp para concessionárias

Trabalhar com vendas é trabalhar em constante renovação e inovação. A todo momento novas estratégias são feitas e pensadas para conseguir atingir e conquistar novos clientes para as empresas. Como já falamos por aqui, a internet trouxe transformações para as vendas no mercado automotivo. Muitas dessas mudanças foram antecipadas por conta da pandemia do coronavírus. 

Para além das alternativas comuns, como um e-commerce ou perfis de divulgação nas redes sociais, outra ferramenta que têm se destacado é o atendimento via WhatsApp. Ele tem sido utilizado por concessionárias e revendedoras para realizar contato direto com o consumidor. Além disso, a ferramenta serve como um suporte para o e-commerce e pode até, em alguns casos, ser usada para fechar uma venda.

Ficou interessado em saber como utilizar essa ferramenta na sua empresa e entender como algumas marcas têm feito? Continue a leitura e saiba mais!

Por que minha concessionária precisa ter um WhastApp?

O WhatsApp começou como um meio de comunicação para trocar mensagens pessoais, mas já há um tempo as empresas passaram a utilizá-lo como uma forma de contato direto com os clientes. Não à toa foi criado o WhatsApp Business, voltado especificamente para empresas.

Mas você pode se perguntar “Por que eu deveria ter um WhatsApp para a minha concessionária/revendedora?”. E a resposta vem através de números. Em uma pesquisa recente, foi identificado que cerca de 80% dos consumidores brasileiros usam a ferramenta para se comunicar com marcas

Dentre os principais motivos que fazem esse contato acontecer, estão (1) a busca por mais informações, (2) suporte técnico e (3) compra de produtos/serviços. Sendo assim, é importante que a equipe responsável por essa comunicação esteja preparada para atender essas demandas dos seus clientes.

Atendimento via WhatsApp já está entre as grandes

Algumas grandes marcas de automóveis já têm apostado nessa tendência. A Jeep, por exemplo, tem o atendimento via WhatsApp há alguns anos. O atendimento oferece uma lista dos assuntos mais solicitados pelos consumidores para iniciar a conversa. Dentre eles estão manual do carro, dados sobre concessionárias e explicações em vídeo sobre os automóveis.

Quem também investiu no aplicativo foi a Volkswagen. Junto ao lançamento do seu e-commerce, a loja online conta com atendimento via WhatsApp dos consultores de venda. Na plataforma, o cliente informa sua cidade e, a partir daí, é direcionado para escolher a concessionária mais próxima. Assim, pode seguir a compra e acionar o consultor pelo aplicativo para qualquer dúvida e a qualquer momento.

Dicas fundamentais para usar o WhatsApp na sua concessionária

Para fazer um bom uso da ferramenta e aproveitar os benefícios que ela pode oferecer para a sua concessionária, algumas atitudes são fundamentais. Dessa forma é importante:

Ter apenas um número comercial que centralize todos os contatos; Personalize a mensagem para gerar aproximação com o seu cliente; Mantenha um catálogo atualizado de seus produtos para que possa enviar, caso solicitado; Não ignore seus clientes e esteja pronto para tirar todas as dúvidas que surgirem; Aproveite as possibilidades que a ferramenta oferece: mande fotos, vídeos, audios...Assim você evita mensagens longas e explica com mais clareza; Use o status para atrair a atenção dos seus contatos. Com o funcionamento parecido ao dos stories do Instagram, aproveite essa possibilidade para mostrar novidades da concessionária, promoções, formas de pagamento, etc.

Outro fator importante quando se trata do atendimento via WhatsApp é o direcionamento para quem ficará responsável por ele. Independente de ser uma única pessoa ou uma equipe, é necessário que todos sejam treinados para terem o discurso alinhado e saberem como lidar em cada situação. Assim, o atendimento de qualidade é garantido e sua concessionária/revendedora consegue entregar o que seu consumidor precisa.

O contato por WhatsApp requer uma resposta quase imediata, pois é um canal de respostas rápidas. Vale reforçar que é necessário disponibilidade do vendedor para esse contato para que esse retorno aconteça com facilidade. Caso a equipe não esteja disponível, é importante recorrer à automação de respostas fora do horário comercial, por exemplo, garantindo assim que o cliente saiba quando terá o retorno esperado.

Com esse panorama geral sobre o uso da ferramenta para otimizar a conversa e até vender carros de sua concessionária, que tal investir nessa forma de contato com seu consumidor também?

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