Blog

Planejamento, metas e ferramentas: o ponto de partida para a sua concessionária vender mais

Compartilhar post:
Organização e ´planejamento: software de gestão de carros seminovos

A gestão de uma concessionária é carregada de responsabilidades por todos os lados para o gestor. Em meio aos inúmeros detalhes que a pessoa encarregada dessa função deve ater-se, certamente a busca por vender mais e, consequentemente, aumentar os lucros da empresa, está entre os principais tópicos de atenção.

Mas como fazer isso?

A fórmula mágica no mundo dos negócios não existe, de fato.

Porém, com organização e planejamento fica mais fácil traçar estratégias e bater metas.

Se a sua gestão não estiver embasada nesses dois pilares, está na hora de repensar atitudes e potencializar suas ações.

 

Para te ajudar nessa missão, seguem dicas valiosas que poderão te auxiliar a encontrar o melhor caminho para que o seu objetivo de aumentar o número de vendas de seminovos seja alcançado. Boa leitura!

Planejamento e metas andam de mãos dadas

Parte fundamental da gestão é planejar-se. E para sua empresa ter um planejamento completo, é necessário que metas sejam traçadas para que o caminho até elas seja desenhado de maneira executável.

Mas qual a meta da sua concessionária? Vender mais é a meta de todos. Mas vender quanto? Em quanto tempo? O que do seu planejamento irá te mostrar se você está levando sua equipe para o caminho certo?

Ou indo um passo a dentro: qual a SUA meta em sua concessionária? Já parou para pensar sobre o quanto você planeja e tem claro onde você quer chegar com seu trabalho em sua concessionária?

É hora de lembrar de um conceito já bem difundido, o da META SMART. Lembra dele?

SMART

Em tradução literal S.M.A.R.T significa: Específico, Mensurável, Alcançável, Relevante e Baseado no tempo.

Pare um momento e reflita: qual a sua meta dentro do universo de compra e venda de veículos?
Essa meta é:
Específica: clara e objetiva, sem margem a interpretações erradas?
Mensurável: pode ser medida/quantificada?
Alcançável: meta não pode ser sonho, tem que ser alcançável dentro do seu cenário. É possível de ser realizada?
Relevante: terá impacto sobre você e sua equipe/concessionária?
Baseado no tempo: tem um prazo?
Quando a resposta for positiva para todas essas perguntas, sua meta está pronta. Mas e agora? Como chegar lá?

Você precisa de um PLANO DE AÇÃO. Lembra da metodologia 5W2H?

5W2H

Em tradução literal: O que / Quem / Onde / Quando / Quem / Como / Quanto

Defina as ações que pretende fazer em sua concessionária e com sua equipe para atingir sua meta. Descreva a ação e responda:

  • What (o que será feito?)
  • Why (por que será feito?)
  • Where (onde será feito?)
  • When (quando será feito?)
  • Who (por quem será feito?)
  • How (como será feito?)
  • How much(quanto vai custar?)

Consegue responder todas essas perguntas? Seu plano de ação está pronto. Simples e objetivo como deve ser, para que alcance o sucesso acompanhando o dinamismo que requer toda empresa que lida com compra e venda de veículos.

Importante: aqui, também, é o momento de pensar com antecedência as decisões a serem tomadas de acordo com a situação que aparecer (o famoso Plano B!). Dessa forma, o gestor fica amparado pelo planejamento já feito e sabe exatamente o que fazer caso alguma intervenção dele seja necessária — uma maneira simples para evitar contratempos.

Faça uma análise do cenário do mercado, os veículos que você oferece, se eles estão de acordo com o seu público e comece a desenhar os possíveis caminhos alternativos para chegar aos objetivos traçados. Dessa forma, será mais fácil visualizar e aproveitar as oportunidades que o mercado proporciona e, se necessário, revisar a meta.

Engana-se quem pensa que o planejamento é um documento único e sem alterações. Ele deve estar em constante movimento e atualização, sendo reavaliado sempre que preciso. Seu objetivo principal é trazer mais segurança e assertividade para você, gestor, em todas as suas decisões.

 

Simples e objetivo como deve ser, para que alcance o sucesso acompanhando o dinamismo que requer toda empresa que lida com compra e venda de veículos.

 

Mas será que só um bom planejamento é suficiente?

Escolha as ferramentas corretas

Sem organização e informação, seu planejamento não sai do lugar. Por isso é imprescindível que você organize seu tempo e suas tarefas para que todas consigam ser executadas e te levem ao resultado desejado: vender mais.

Para auxiliar no processo de organização, você pode contar com a tecnologia e as diversas ferramentas que ela disponibiliza. Assim, seu tempo será otimizado e a inteligência digital lhe ajudará a minimizar obstáculos na sua gestão. 

Existem vários softwares que podem auxiliar na organização de diversos setores da concessionária, desde o relacionamento com os clientes, passando pelos anúncios, até sistemas de gestão de carros seminovos e usados. 

No que refere-se às vendas, o Sistema de Consulta Veicular cumpre um papel fundamental: auxiliar o gestor nas negociações de compra e venda dos veículos seminovos garantindo segurança e confiança.

Como você sabe, o momento das negociações pode causar tensão, já que erros na escolha dos automóveis podem comprometer o resultado desejado e sua meta pode ir por água abaixo. Ter a oportunidade de contar com um sistema de consulta veicular que contribua de forma estratégica nessa hora é uma mão na roda.

Mais do que fornecer dados completos sobre o histórico e documentação do veículo que chega à concessionária/revendedora, o sistema de consulta veicular é um grande aliado para definição da melhor estratégia de precificação e negociação, pois te mostra, a partir de bases de dados atualizadas e confiáveis, tudo que você precisa saber sobre um veículo.

Planejar e executar pode não ser uma tarefa simples, mas com certeza não precisa ser feito sozinho. Conte com parceiros confiáveis e que entendem 100% das suas necessidades e do seu negócio. Conte com a Union Solutions.

Tags

avaliação de pintura de carro caneta de avaliação de pintura avaliação de pintura soft decisão certa solução de gestão de seminovos gestão de veículos revenda mais carros software de gestão de carros seminovos vistoria autônoma vistoria cautelar gestão de entrada auto vistoria compra e venda de seminovos histórico do veiculo vistoria vistoria veicular consulta de seminovos seminovos gestão de seminovos solução para seminovos ferramentas inteligentes auxilio de ferramentas processos para concessionária perda de vendas consulta veicular bom negócio metas de vendas vendas de carro gestão de vendas revendedora automotiva revendedora de carros concessionária carros automóveis gestão gestão de concessionárias

O uso deste site está sujeito aos termos e condições dos Políticas de Cookies e Política de Privacidade.
Copyright © 2021 | Union Solutions | Desenvolvido por Liga Studio