Blog
Os 4 principais cuidados com os carros de frota
Quando o assunto são os carros de frota, alguns cuidados são fundamentais para manter esses veículos com qualidade. Reduzir riscos, diminuir custos e aumentar a produtividade são os pilares desse trabalho.
Para alcançar isso, é importante que alguns cuidados sejam tomados com os automóveis. A junção dessas atitudes vai contribuir para que a desvalorização seja menor e os gastos com manutenções também.
Fique atento(a) às nossas dicas e comece a colocá-las em prática na sua frota. Boa leitura!
1. Planejar e rastrear rotas
Toda uma logística deve ser feita no que se refere às rotas dos carros de frota. Ter o controle sobre essas rotas é uma forma de otimizar o uso dos veículos. Dessa forma, para planejar os melhores caminhos, é importante avaliar:
- pontos de entrega/coleta/encontro;
- menor percurso;
- prazo de entrega/coleta/chegada;
- consumo de combustível;
- condições da via;
- restrições de trânsito.
Além disso, rastrear os caminhos também é importante. Com o rastreamento será mais fácil saber se as rotas estão sendo cumpridas pelos motoristas. Ademais, o rastreador é um suporte necessário para caso aconteça algum problema, como perda ou roubo do veículo.
2. Realizar manutenções regulares
As manutenções dos veículos são muito importantes. Elas ajudam a encontrar pequenos problemas nos carros de frota e prevenir que eles se tornem grandes. Essa atitude contribui para que a vida útil do automóvel seja maior, mas também é uma forma de resguardar a segurança dos motoristas.
Para que seja feita de forma segura e efetiva, criar um calendário de manutenção pode ser uma boa maneira de assegurar que todos os carros de frota sejam revisados com frequência.
ATENÇÃO AOS CUIDADOS GERAIS!
Além das manutenções, os cuidados básicos não podem ser esquecidos. Dentre eles estão a limpeza e conservação do veículo.
3. Atenção ao combustível
Se tem algo que é importante para manter a qualidade da sua frota é ter atenção no abastecimento dos veículos. Os preços dos combustíveis estão bem altos e algumas pessoas buscam alternativas para diminuir os gastos com isso. Porém pode ser um risco!
Quando o valor está muito abaixo do mercado em algum posto de abastecimento, desconfie! Isso pode ser sinal de adulteração. Essas alterações podem gerar falhas mecânicas e até aumentar o consumo de combustível dos automóveis, o que gera maiores gastos.
Por isso, é importante orientar os motoristas da sua frota quanto aos critérios e padrões nesse quesito.
4. Invista em treinamentos para os motoristas
Ter consciência na direção, além de ser uma forma de cuidar da vida de motoristas e passageiros, é também uma maneira de evitar problemas com o veículo. Dentre os problemas que podem ser evitados estão o desgaste excessivo dos pneus, maior consumo de combustível e problemas mecânicos.
Em razão disso, vale investir em treinamentos periódicos para os motoristas de carros de frota, para que eles realizem sempre uma direção segura e saibam realizar os cuidados básicos com os veículos — calibragem de pneus, limpeza e envio para revisão. Além disso, ter o cuidado com a postura dos motoristas no trânsito tem influência direta na imagem que a sua empresa terá. Por isso é fundamental voltar a atenção para esse aspecto também.
Os principais cuidados com os carros de frota, de certa forma, são simples de serem realizados. Com eles, você irá garantir maior segurança para todos, além de contribuir com a redução da desvalorização dos seus veículos e com o aumento da vida útil de cada um deles.
Quais desses cuidados já estão ativos na sua empresa?