Blog
Calibrou? Veja 5 coisas que podem ocorrer ao rodar com pneus murchos!
Não basta colocar o carro na garagem e rodar por aí! Para garantir que o veículo vai manter seu pleno funcionamento e não te deixar na mão, alguns cuidados básicos são fundamentais.
Entre eles está a calibragem dos pneus! Apesar de simples, a verificação é fundamental, podendo gerar problemas graves no automóvel caso não seja feita periodicamente.
Em relação à frequência da verificação, em circunstâncias de uso comum o indicado é calibrar os pneus a cada 15 dias. Caso seu veículo trafegue por longos percursos durante o mês ultrapassando 500 km, calibre os pneus a cada semana. Lembrando que no manual do veículo existe sempre a informação do fabricante em relação direcionada ao modelo específico – vale conferir.
O que acontece ao andar com o pneu murcho:
Aquecimento excessivo dos pneus
Quando os pneus estão murchos, o calor gerado pela atrito com o asfalto é maior, o que pode levar ao aquecimento excessivo e a possibilidade de explosão.
É fundamental, portanto, manter a pressão dos pneus em níveis adequados e evitar o uso prolongado em altas velocidades ou em estradas quentes. Além disso, é recomendável fazer inspeções periódicas dos pneus para verificar a integridade e garantir que eles estejam funcionando corretamente.
Desgaste prematuro dos pneus
Rodar com pneus murchos aumenta a pressão sobre as bordas dos pneus, o que pode levar ao desgaste prematuro e redução da vida útil dos pneus. Se os pneus estiverem inflados acima ou abaixo da pressão recomendada, isso pode causar desgaste prematuro e danificar a banda de rodagem dos pneus.
Além da calibragem, para evitar o desgaste prematuro dos pneus, é importante manter o veículo alinhado corretamente, conduzir com cuidado, verificar regularmente a suspensão e evitar superfícies irregulares.
Piora da estabilidade do veículo
Pneus murchos oferecem menos aderência e estabilidade ao veículo, o que pode aumentar o risco de acidentes em situações de frenagem ou curva.
Consumo excessivo de combustível
Quando os pneus estão murchos, o veículo precisa de mais esforço para se deslocar, o que pode resultar em um consumo excessivo de combustível.
Problemas com a direção
Pneus murchos afetam a resposta da direção do veículo, o que pode tornar a direção mais lenta e imprecisa, aumentando o risco de acidentes.