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Vender carros on-line: uma nova possibilidade para o varejo automotivo

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Revenda mais carros: o e-commerce automotivo

A gente encontra todo tipo de produto sendo vendido na internet, desde coisas comuns do nosso dia a dia, até artigos inusitados que nem sabíamos da existência. Isso só reforça algo que já estava claro: a internet veio pra ficar e o comércio online acompanhou essa tendência. Mas por algum momento você já pensou em colocar os automóveis da sua concessionária em um site para que ela revenda mais carros?

Pois parece que esse é o grande movimento no mercado de automotivos. De alguma forma, a pandemia fez essas mudanças serem aceleradas e buscar alternativas para conseguir atingir o consumidor — principalmente em tempos de distanciamento social — se tornou uma necessidade.

É por esse motivo que hoje vamos falar sobre o e-commerce de automóveis. Para entender melhor sobre essa mudança no mercado e saber como aplicar as técnicas na sua empresa para que ela revenda mais carros, continue a leitura.

Comércio online é o fim das lojas físicas?

Marcar presença na internet já é algo comum para concessionárias e revendedoras. Acontece que o papel que o meio digital tinha para essas empresas era apenas de divulgação de seus produtos e não com a finalidade de vendas diretamente. 

Estar em um ambiente tão novo para o mercado traz bastante questionamentos. A loja física continua com seu apelo de decisão forte e, por isso, é possível afirmar que essa mudança para a internet não traz o seu fim.

Entretanto, apesar da loja física não morrer, ela precisa ser atualizada. Ter o cliente fisicamente na sua concessionária demanda uma experiência diferente. Proporcionar a melhor interação dele com sua marca no “ao vivo” pode levá-lo para a finalização da compra no site, por exemplo. Ou vice-versa.

Existem vários consumidores que buscam todos os detalhes do veículo que pretendem adquirir na internet, desde a cor até as características mais técnicas. Depois disso, eles vão até a loja apenas para validarem aquilo que já tinham escolhido no digital.

Sendo assim, é importante que toda a experiência do cliente seja personalizada, tanto no meio online, quanto na loja física. Com isso, ele terá sempre uma visão complementar do seu serviço e mais confiança para fechar um negócio.

Confiança é a chave de sucesso para o e-commerce automotivo

Para quem consome, ter confiança na qualidade do produto que vai adquirir é essencial na hora de finalizar uma compra. Quando pensamos em compras online, a importância disso aumenta bastante.

Não ter o produto em mãos requer outras atitudes das lojas para validarem que seu produto é de qualidade. Mas como demonstrar isso ao cliente?

A vistoria veicular pode ser uma aliada:

Como é uma compra de investimento alto, toda segurança que você puder oferecer ao seu consumidor é necessária. Garantir uma vistoria veicular de qualidade é um grande diferencial. Demonstrar ao seu consumidor que o carro que ele quer adquirir está em perfeitas condições de uso vai deixá-lo mais tranquilo para finalizar a compra, certo? Apresente a ele como a vistoria foi realizada, os itens verificados, a qualidade desse serviço prestado. Quanto mais ele entender o processo, mais terá confiança no laudo e na operação de compra.

Está em busca de um parceiro qualificado para vistoria veicular no seu negócio? Conte com a Union Solutions.

Outras formas de vender online

Ter um site/e-commerce não é o único caminho para se aproveitar dos recursos online na venda de veículos. Você pode utilizar do ambiente virtual para criar conexões, enviar informações e preparar seu cliente para a compra. Como? Aqui estão algumas ideias:

  • Ofereça atendimento via WhatsApp – você pode utilizar de mensagens automáticas para o primeiro contato ou fora de horário comercial e encaminhar para equipe de vendas em seguida para dúvidas e mais informações;
  • Disponibilize apresentação virtual dos carros – crie um modelo padrão para inclusão de fotos e informações do veículo (para criação de uma apresentação em .pdf). Assim, você terá um material padronizado para enviar ao cliente apresentando o carro disponível e aumentando seu desejo de ir à loja;
  • Crie uma página de agendamento online – permita que o cliente, através de um link, escolha o dia e horário para ir até a loja conversar com um de seus vendedores. Além de comodidade para o cliente, permite que sua equipe de vendas se prepare para recebê-lo de forma mais personalizada.

Qual outra iniciativa online você aplicou ou pretende iniciar em sua concessionária?

 

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