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Pós-venda: a importância do relacionamento com o cliente depois da compra

13 de janeiro de 2022
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Pós-venda de veículo

Conseguir fechar vendas dos veículos da sua concessionária é muito importante. Afinal, é a compra desses carros que sustentam o seu negócio. Entretanto, para além do momento de compra e venda, é necessário dar atenção especial para a relação com o cliente no pós-venda. Você já pensou nisso?

Estabelecer esse contato depois da compra é fundamental para conquistar a confiança e fidelizar o consumidor. Além disso, ajuda a reforçar a credibilidade da sua empresa, que se mostra preocupada e atenta ao que acontece assim que ele sai da sua concessionária.

No post anterior, falamos sobre a venda consultiva e como ela pode alavancar o seu negócio. Dentre as etapas dessa estratégia, está o pós-venda. Mais um motivo para você não deixar de aprender mais sobre esse momento.

Para entender a importância de pensar no pós-venda da sua empresa, quais os benefícios que isso pode trazer e como executar, continue a leitura.

 

O pós-venda nas concessionárias

Cuidar do pós-venda faz a experiência do consumidor com a compra ser completa e satisfatória. Realizar a compra de um veículo é, em muitos casos, uma realização de sonho para o cliente, algo que exige muita pesquisa até encontrar o carro que irá atender suas necessidades.

Além da compra em si, o consumidor pode ter que retornar à sua concessionária por diversas outras ações e cuidados necessários com o veículo. Dentre elas estão as manutenções, trocas de peças, revisões, etc.

Sendo assim, ter estratégias para manter esse consumidor satisfeito mesmo após a finalização da compra é importante. Essa relação estendida transmite sua preocupação com o bem-estar dele e gera confiança. Com esses dois pilares estabelecidos no relacionamento com o cliente, você pode garantir:

  • que ele escolha novamente a sua concessionária para uma nova compra;
  • e indique a sua empresa para amigos e familiares.

Qual a importância do pós-venda?

Nos dias de hoje, conquistar a confiança e manter um relacionamento sólido com os consumidores traz grandes benefícios para qualquer empresa. Assim, quando você alimenta esse contato, pode ter o seu cliente de volta à sua empresa.

Além disso, um pós-venda bem executado pode gerar lucro para a sua concessionária. Uma pesquisa feita nos EUA identificou que 50% do lucro da indústria automotiva é advindo do pós-venda. Em contraponto, o lucro de venda de veículos novos chega a 14,5%.

 

As vantagens de investir em uma estratégia de pós-venda

Executar um pós-venda de qualidade pode trazer diversas vantagens para a sua empresa. O importante é saber como e quando aplicar para gerar a melhor experiência para o consumidor. 

É importante ressaltar que a missão principal do pós-venda é desenvolver o relacionamento da empresa com o consumidor. Com esse contato de confiança firmado, a sua concessionária conquista:

  • credibilidade no mercado;
  • aumento de vendas e serviços;
  • retenção de clientes;
  • diferenciação no mercado.

 

Dicas para estruturar o pós-venda da sua empresa

Para desenhar a estratégia de pós-venda da sua concessionária, é necessário se fazer presente e se mostrar disponível para o seu consumidor. Abaixo está uma lista de algumas ações que podem ser aplicadas na sua empresa:

  1. Use as revisões para manter contato com o cliente;
  2. Ofereça suporte online;
  3. Alimente o cliente com informações através de e-mails e mensagens de WhatsApp;
  4. Disponibilize um atendimento de qualidade multicanal;
  5. Se mostre disposto a dar assistência no pós-venda;
  6. Deixe abertos canais para feedbacks e sugestões.

Se a sua concessionária ainda não tem um trabalho estruturado depois da compra do seu consumidor, essa é a hora da mudança. Com essa estratégia você oferece vantagens para todos os envolvidos na negociação, tanto para quem vende quanto para quem compra.

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