Blog
Pós-venda: a importância do relacionamento com o cliente depois da compra
Conseguir fechar vendas dos veículos da sua concessionária é muito importante. Afinal, é a compra desses carros que sustentam o seu negócio. Entretanto, para além do momento de compra e venda, é necessário dar atenção especial para a relação com o cliente no pós-venda. Você já pensou nisso?
Estabelecer esse contato depois da compra é fundamental para conquistar a confiança e fidelizar o consumidor. Além disso, ajuda a reforçar a credibilidade da sua empresa, que se mostra preocupada e atenta ao que acontece assim que ele sai da sua concessionária.
No post anterior, falamos sobre a venda consultiva e como ela pode alavancar o seu negócio. Dentre as etapas dessa estratégia, está o pós-venda. Mais um motivo para você não deixar de aprender mais sobre esse momento.
Para entender a importância de pensar no pós-venda da sua empresa, quais os benefícios que isso pode trazer e como executar, continue a leitura.
O pós-venda nas concessionárias
Cuidar do pós-venda faz a experiência do consumidor com a compra ser completa e satisfatória. Realizar a compra de um veículo é, em muitos casos, uma realização de sonho para o cliente, algo que exige muita pesquisa até encontrar o carro que irá atender suas necessidades.
Além da compra em si, o consumidor pode ter que retornar à sua concessionária por diversas outras ações e cuidados necessários com o veículo. Dentre elas estão as manutenções, trocas de peças, revisões, etc.
Sendo assim, ter estratégias para manter esse consumidor satisfeito mesmo após a finalização da compra é importante. Essa relação estendida transmite sua preocupação com o bem-estar dele e gera confiança. Com esses dois pilares estabelecidos no relacionamento com o cliente, você pode garantir:
- que ele escolha novamente a sua concessionária para uma nova compra;
- e indique a sua empresa para amigos e familiares.
Qual a importância do pós-venda?
Nos dias de hoje, conquistar a confiança e manter um relacionamento sólido com os consumidores traz grandes benefícios para qualquer empresa. Assim, quando você alimenta esse contato, pode ter o seu cliente de volta à sua empresa.
Além disso, um pós-venda bem executado pode gerar lucro para a sua concessionária. Uma pesquisa feita nos EUA identificou que 50% do lucro da indústria automotiva é advindo do pós-venda. Em contraponto, o lucro de venda de veículos novos chega a 14,5%.
As vantagens de investir em uma estratégia de pós-venda
Executar um pós-venda de qualidade pode trazer diversas vantagens para a sua empresa. O importante é saber como e quando aplicar para gerar a melhor experiência para o consumidor.
É importante ressaltar que a missão principal do pós-venda é desenvolver o relacionamento da empresa com o consumidor. Com esse contato de confiança firmado, a sua concessionária conquista:
- credibilidade no mercado;
- aumento de vendas e serviços;
- retenção de clientes;
- diferenciação no mercado.
Dicas para estruturar o pós-venda da sua empresa
Para desenhar a estratégia de pós-venda da sua concessionária, é necessário se fazer presente e se mostrar disponível para o seu consumidor. Abaixo está uma lista de algumas ações que podem ser aplicadas na sua empresa:
- Use as revisões para manter contato com o cliente;
- Ofereça suporte online;
- Alimente o cliente com informações através de e-mails e mensagens de WhatsApp;
- Disponibilize um atendimento de qualidade multicanal;
- Se mostre disposto a dar assistência no pós-venda;
- Deixe abertos canais para feedbacks e sugestões.
Se a sua concessionária ainda não tem um trabalho estruturado depois da compra do seu consumidor, essa é a hora da mudança. Com essa estratégia você oferece vantagens para todos os envolvidos na negociação, tanto para quem vende quanto para quem compra.